sexta-feira, 21 de setembro de 2012

   Dias atras,publiquei um post sobre atendimento do SUS ,no posto municipal de saúde  USAFA (unidade de saúde familiar Janduí de Souza Moreira),sub o título"O"futuro chegou no pais do futuro ? "
   Diversa reações e comentários feitos por amigos sobre o assunto. Uns,meio incrédulos,prometeram visitar e usar a unidade para comprovar.É a turma do São Tomé ,ver para crer. Outros acharam que é parte da campanha eleitoral.Outros mostraram desconfiança da continuidade ,em caso de não reeleição da atual prefeita  Antonieta. Inclusive de fechar a unidade em caso que o vencedor da eleição seja outro.
   As decepções do povo brasileiro, acumuladas por décadas de descaso dos governantes,em todos os níveis federal,estadual e municipal,faz duvidar de tudo que é novo ,e que ,mesmo comprovado,fica uma dúvida :Até quando?
   A um sistema perfeito, tenho certeza que ainda não chegamos. Mas também,não podemos ter sempre reação negativa e desesperança. É claro que há barreiras e obstáculos em todos os trajetos. Mentalidades antiquadas e estáticas de políticos e administradores,conceitos errados de que  "se é gratuito não tem direito a reclamação".Gratuito por quê?! Na verdade muito bem pago pelo cidadão ,via impostos e não são poucos.
   Mas, devemos dar voto de confiança a quem apresenta projeto renovador de serviço público.Ao mesmo tempo,devemos estar sempre atentos ao andamento do serviço.Fazer bom e racional uso dele ,para que seja bom para todos.Apoiar e aplaudir os bons gestores do serviço,quando acertam. Criticar,construtivamente quando se faz necessário, e denunciar quando há desvios de conduta .
   Valorizar o profissional ,o funcionário publico ,o nosso atendente,com condutas respeitosas, compreensão das suas limitações e disponibilidades materiais .Construir uma relação de respeito e confiança mútua ,sem duvida ,se reverte em benefícios e eficacia do atendimento .
   Em fim, construir uma consciência coletiva de que o bom é quando bom para todos e não só para mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário